Quem Somos



História do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
 

A abertura do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão concretiza um firme desejo do Senhor Professor de doar a Santarém a sua biblioteca, com justa razão de compreensivo orgulho do seu entranhado amor à cultura, à sua terra, ao ensino e à investigação.


No dia 1 de Março de 2011, foi criado o Centro de Investigação, tendo como base e activo a doação feita pelo Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, à Câmara Municipal de Santarém, aceite na Sessão de Câmara no dia 9 de Novembro de 2009, tendo a sua abertura sido concretizada no dia 26 de Maio de 2012. Está instalado na Casa de Portugal e de Camões em Santarém, comportando os seus 30 mil livros, medalhas, condecorações, quadros e centenas de documentos pertencentes ao seu arquivo pessoal.


Inicialmente, tendo como objectivo a promoção da Investigação nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, decidiu-se o
alargamento das áreas originárias do Centro de Investigação, que além do espaço dado às Ciências Sociais e Humanas, abrange, agora, a Ciência e Tecnologia.

No dia da abertura do CIJVS, ocorreu o lançamento do número especial da Revista Mátria XXI, apresentando uma amostra da grande diversidade de estudos de investigação dos membros do Centro.


O Centro de Investigação tem um programa para um labor criativo e recatado, com entusiasmo e lucidez, seguro na sua natureza e missão. Como oficina de trabalho criativo, este Centro de Investigação, tem a força tutelar da sua construção, na radicação aos valores do trabalho de formação humana e científica.


O Centro de Investigação conta com multiplicidade de membros, oriundos de Portugal, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Singapura,abrangendo várias áreas de investigação.

Equipa do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
 Director:
 Prof. Doutor Martinho Vicente Rodrigues
Conselho Científico:
Prof. Doutor Martinho Vicente Rodrigues,
Prof. Doutor Vítor Veríssimo Serrão,
Prof. Doutora Maria de Fátima Reis,
Prof. Doutor Alexandre Caldas,
Prof. Doutor Eurico Dias,

Dra. Mónica Estrela, Assistente Técnica na Câmara Municipal de Santarém.

Conselho Consultivo:
Prof. Doutor Martinho Vicente Rodrigues,
Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão,
Prof. Doutora Adriana Veríssimo Serrão,
Prof. Doutora Manuela Mendonça,
Prof. Doutor José Manuel Garcia,

Dra. Mónica Estrela, Assistente Técnica na Câmara Municipal de Santarém.
   
Gabinete Técnico e Administrativo:
Dra. Mónica Estrela, Mestranda Vanda Marques